Aquecimento e Arrefecimento

POSTED BY   vcarneiro
20 de Abril, 2016

Aquecimento e arrefecimento com elevada eficiência energética

Sabia que…
As bombas de calor ar/ar obtêm 75% da energia de uma fonte renovável: o ar ambiente,

que simultaneamente é renovável e inesgotável. Obviamente, as bombas de calor também necessitam de electricidade para ligar o sistema, mas cada vez mais esta electricidade pode também ser produzida a partir de fontes de energia renováveis (energia solar, energia eólica, energia hidráulica, biomassa). Para bombas de calor até 12 kW, a eficiência é medida em SCOP (Coeficiente de performance sazonal) para aquecimento e SEER (Relação de eficiência energética sazonal) para arrefecimento.

Eficiência sazonal:
Elevar o padrão da eficiência energética

Para corresponder aos desafios dos objectivos ambientais 20-20-20, a Europa está a impor requisitos mínimos de eficiência para os projectos relacionados com a energia. Estes requisitos mínimos entraram em vigor a 1 de Janeiro de 2013 e serão revistos nos anos seguintes.
A Directiva Eco-Design não só eleva sistematicamente os requisitos mínimos relativos ao desempenho ambiental como o método utilizado para medir o desempenho também foi alterado para melhor reflectir as condições reais.
A nova classificação de desempenho sazonal representa um cenário muito mais preciso da eficiência energética real ao longo de uma estação de aquecimento ou arrefecimento.
A completar o cenário está a nova etiqueta energética da UE. A etiqueta actual, apresentada em 1992 e modificada entretanto, permite que os clientes comparem e tomem decisões de compra baseadas em critérios de etiquetagem uniformes. A nova etiqueta inclui várias classificações, de A+++ a D, reflectidas em tonalidades de cores desde verde escuro (mais eficiente do ponto de vista energético) a vermelho (menos eficiente). As informações na nova etiqueta incluem não só as novas classificações de eficiência sazonal para aquecimento (SCOP) e arrefecimento (SEER), mas também os níveis de som e de consumo de energia anual. Permitirá que os utilizadores finais tomem decisões mais informadas, uma vez que a eficiência sazonal reflecte a eficiência do ar condicionado ou da bomba de calor ao longo de uma estação.

vcarneiro