Piso Radiante

Piso Radiante

 

O que é o piso radiante?

O pavimento radiante é um complexo sistema de tubagens que liberta calor e é instalado por baixo do revestimento do chão. Normalmente cobre toda a casa, e pode ser conjugado com o revestimento exterior que melhor se adapte às necessidades da divisão em causa.

É um sistema de aquecimento complexo e com implicações estruturais, mas Numa casa feita de raiz ou numa obra de renovação, a eficiência energética do aquecimento é um ponto que pode influenciar todas as restantes decisões. O chão aquecido é a solução mais confortável e eficaz no mercado do aquecimento ambiente, pois garante um excelente conforto térmico.

Como funciona o piso radiante?

Consiste na passagem de água por tubos muito finos, pode ser conveniente também no verão. Alguns sistemas oferecem a hipótese de arrefecer a água, além de a aquecer, tais como Bombas de calor.

Em qualquer dos casos, o sistema funciona com um termostato — um regulador de temperatura que permite escolher qual é a ideal para o espaço.

Quais as vantagens dos pavimento radiante?

Em termos de sensação de conforto, os pisos radiantes são muito superiores a outros sistemas de aquecimento: estão dispostos por toda uma divisão e distribuem o calor de forma uniforme, enquanto os radiadores e sistemas de ar condicionado criam focos de ar quente junto dos aparelhos.

Com o chão radiante, não é apenas a superfície do piso que aquece, já que o ar quente sobe e aquece todo o espaço uniformemente — além de não haver tantas perdas de calor pelos tetos e paredes. Tirará melhor partido deste sistema se a casa em questão tiver um bom isolamento térmico nas portas e janelas, com caixilharias em PVC de classes energéticas mais elevadas.

Ao contrário dos radiadores e aparelhos de ar condicionado, o piso radiante não ocupa mais espaço. Está completamente oculto e, além disto, a manutenção que poderá ter de ser feita é na máquina que alimenta os tubos — uma Bomba de calor, por exemplo.

Por outro lado, os pisos radiantes hidráulicos mantém o conforto térmico no inverno e, quando conjugados com o revestimento de chão adequado, são mais eficientes energeticamente. No verão, o piso radiante hidráulico tem a vantagem de também arrefecer o chão.

Qual o melhor pavimento para o piso radiante?

O granito e a tijoleira são os melhores revestimentos para conjugar com piso radiante do ponto de vista da eficiência energética. A sua alta condutividade térmica faz com que aqueçam rápido e retenham o calor.

É possível também usar laminados (onde se incluem os soalhos flutuantes) e madeiras com pisos radiantes — quanto mais finos forem estes revestimentos, mais rápido será o aquecimento. No caso das madeiras é preciso ter em atenção as propriedades específicas de cada madeira: algumas podem bloquear o calor.

Pode instalar-se em qualquer divisão?

Sim, todos os interiores podem ter piso radiante. Geralmente o sistema é instalado em toda a casa, desde as áreas comuns aos quartos.

E em todas as casas?

Sim. Sendo um sistema muito eficiente e de grande conforto é cada vez mais utilizado em novas construções e a sua instalação planeada de raiz é mais fácil. Em renovações, há que ter em conta que colocar piso radiante significa subir o piso (há que instalar placas de isolamento por baixo tubagem para evitar a perda de energia).

Ainda tem dúvidas?

O piso radiante é um sistema de aquecimento sustentável e económico, mas há algumas ideias erradas sobre o seu funcionamento. Queremos esclarecer alguns dos mitos e mostrar-lhe porque este sistema é uma excelente opção para si. Descubra mais aqui.

 

Folheto Comercial

 

Peça já um orçamento gratuito para a instalação de Piso Radiante em sua casa!
Opte pela melhor solução de Aquecimento Ambiente!
Somos Especialistas!